top of page

Palestras Técnicas 26 de agosto

Acesso exclusivo aos inscritos 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Programação

08:30 - 09:20
09:20 - 10:10
10:10 - 10:40
10:40 - 11:30
11:30 - 12:20
12:20 - 13:10
13:10 - 14:15
14:15 - 14:30
14:30 - 15:20
15:20 - 16:10
16:10 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:20

 
Configuração N-REC  - Equipe NAUITEC
Marulho - Mergulho e Conservação - Beatriz Mattiuzzo #59934
Intervalo
Documentários da Vida Selvagem - Treinamento e Planejamento - João Paulo Krajewski e Roberta Bonaldo
Fatores Humanos no Mergulho - PP CUnha #17645
Freediving NAUI - Archimedes Garrido #52635 e Thais Picchi #62912
Almoço
Foto Oficial
Cilindros de Mergulho - Fatores e Considerações de Segurança - TH Cilindros
Os Corais da Costa Brasileira - Diversidade e Identificação - Tito Lotufo #63260
Intervalo
Mergulhando em busca de Navios Escravagistas  - Yuri Sanada #14794 e Vera Sanada #D0009928
A confirmar
WhatsApp Image 2023-05-30 at 11.37.23.jpeg

NRec Configuration

As configurações de equipamentos para o mergulho recreativo, em especial para o mergulho técnico, costumam estar entre as questões mais debatidas e passionais na comunidade de mergulho. Em 1997, com a criação da divisão de Operações Técnicas da NAUI (NAUITEC) surge, tendo como base o lema "Just Do It Right" ("Apenas Faça Certo") a configuração Hogarthiana Modificada, a NTEC (NAUI Technical Equipment Configuration). A filosofia da configuração NTEC baseia-se na ergonomia, robustez, simplicidade e mínimo arraste, bem como na uniformidade da configuração de todo o time, a fim de se otimizar o tempo resposta a eventuais incidentes, e portanto minimizar-se os riscos de acidentes. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a comprovada segurança, eficiência e confiabilidade da configuração NTEC para o mergulho técnico trouxe, para o mergulho recreativo com cilindro simples, a sua versão, a configuração NREC (NAUI Recreational Equipment Configuration).
JPK_RB (1).jpg

Documentários de vida selvagem - a importância de first aid para gravações em áreas remotas

Gravar documentários de natureza muitas vezes requer viajar para locais remotos, em busca de imagens e histórias inéditas de animais e lugares incríveis. Essas expedições necessitam de  planejamento para que o trabalho ocorra da melhor forma possível e para minimizar o risco de acidentes e outros problemas durante as gravações. Recifes de corais, florestas tropicais, vulcões ativos, desertos de gelo... os cenários do trabalho são muito diversos, bem como as situações que encontramos durante nossas expedições pelo mundo. Nessa palestra, vamos mostrar alguns dos trabalhos que mais nos marcaram durante nossa trajetória como documentaristas de natureza, os bastidores das gravações, e como nos preparamos para cada trabalho.
WhatsApp Image 2023-05-30 at 13.38.32.jpeg

Os Corais da Costa Brasileira: diversidade e identificação

Na palestra será abordada a diversidade e distribuição dos corais mileporídeos e escleractíneos na costa brasileira, apresentando um panorama da biologia dos animais e as melhores estratégias para identificação em campo das espécies mais comuns. Discutiremos o conceito de "holobionte" e os principais simbiontes dos corais. Serão apresentadas as principais ameaças aos recifes de coral, e como podemos contribuir para reduzir o dano a estes ecossistemas.
WhatsApp Image 2023-07-21 at 10.27.37.jpeg

Freediving NAUI

Venha conhecer como você, com os equipamentos que já tem, pode oferecer um novo produto e ampliar seu trabalho a novos públicos. Já imaginou se aproximar ainda mais da vida marinha? Se sentir mais seguro na sua atividade aquática? Melhorar seu consumo de ar no Scuba?  O mergulho livre é um esporte de aventura que permite ao praticante um surpreendente caminho de autoconhecimento da sua própria fisiologia e processos mentais. Não é a toa que é chamado de freediving (mergulho livre), pois liberdade é a sensação que temos na água! Além disso, a prática traz segurança a qualquer atividade aquática, sendo muito procurada por adeptos do surf. Como ocorre a participação em corridas, provas de triátlon, bike e outros esportes outdoor, mesmo não sendo obrigatório, o aspecto competitivo traz a motivação  as vezes se precisa para aderir à uma atividade. Seja pelo lado competitivo, meditativo ou do simples contato com a natureza, conforme evolui, o praticante é convocado, a ganhar um novo estilo de vida.
LogoAfrOrigensGB.jpg

Mergulhando em busca de Navios Escravagistas

Resgatando a materialidade das histórias sobre um crime contra a humanidade.

 

O Instituto AfrOrigens tem como missão desenvolver projetos sobre a Diáspora Africana, representando o Slave Wrecks Project no Brasil.

O Slave Wrecks Project (SWP) é uma rede internacional de instituições e pesquisadores que procuram identificar e estudar os restos de navios escravagistas e conectar esse trabalho aos esforços de justiça racial e social.

Esta palestra apresentará o projeto de pesquisa de arqueologia subaquática sobre os restos do navio escravagista Camargo, em consonância com os princípios do Slave Wrecks Project, uma rede internacional com sede no Smithsonian National Museum of African American History and Culture, sempre em parceria com as comunidades afrodescendentes.

Esta é a primeira iniciativa de estudos sobre os restos de um navio escravagista naufragado no litoral brasileiro e reúne provas contundentes do tráfico transatlântico ilegal de africanos. O Camargo partiu de Moçambique na África e trouxe cerca de quinhentos africanos escravizados para o porto clandestino do Bracuí, em Angra dos Reis, em dezembro de 1852, quando foi afundado intencionalmente.

O Instituto AfrOrigens é parceiro do Smithsonian National Museum of African American History and Culture localizado em Washington, DC, o maior museu do mundo dedicado a história e a cultura Afro-Americana, e da George Washington University, ambos criadores da rede Slave Wrecks Project.

Website: http://afrorigens.com.br/

Vídeo que apresenta o projeto: https://youtu.be/3_e9_EDeFaI

marulho.jpg

Marulho - Mergulho e Conservação

Exemplos de mergulho aliados a ferramentas de conservação e o caso de uma iniciativa em Ilha Grande
bottom of page